Cartilha Antipirataria

Clique aqui, para ter acesso ao conteúdo da Cartilha Antipirataria lançada pela CBDL em setembro do ano passado. Com texto simples e objetivo, a cartilha responde o que é, e como reconhecer um produto pirata. Além disso, informa sobre as consequências para quem pratica estes atos e o que fazer para denunciá-los.

 

 

Anvisa concede registro para teste rápido de febre amarela

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, concedeu à Bahiafarma, no final de setembro, o registro para fabricação do teste rápido para diagnóstico de febre amarela, o primeiro do gênero produzido por um laboratório público no Brasil, que passa a ser um dos poucos no mundo a fabricar dispositivos de diagnóstico rápido para as principais arboviroses (dengue, zika, febre chikungunya e febre amarela).

Além disso, o teste rápido para diagnóstico de febre amarela que recebeu a aprovação, denominado Teste Rápido YFV IgG / IgM Bahiafarma, é globalmente pioneiro no diagnóstico de infecções recentes ou tardias da doença.

O dispositivo é capaz de identificar, numa pequena quantidade de amostra, se o paciente teve contato recente (IgM) ou anterior (IgG) com o vírus da febre amarela. O resultado do teste é conhecido em até 20 minutos.

Para Ronaldo Dias, diretor-presidente da Bahiafarma, o diagnóstico rápido da febre amarela possibilita que o paciente seja tratado com mais celeridade, ampliando suas possibilidades de cura. “O dispositivo também pode ter papel relevante nas estratégias públicas de combate ao avanço da doença, por conseguir mapear em tempo real o surgimento de casos nas diversas regiões do País”, finalizou. (Com informações do portal Labnetwork – 16.10.17)